Como encontrar o domínio perfeito?

COMPARTILHE

Você está preparando um novo site, mas ao mesmo tempo está começando a usar a Internet? Essas dicas serão muito úteis para você conhecer as boas práticas e os truques relacionados ao nome de domínio: como encontrar o domínio perfeito?

 

Definição do nome de domínio

 

O domínio define o endereço do seu site na Web, no qual você pode se comunicar. Podemos traçar um paralelo com um restaurante no mundo físico:

A sala do seu restaurante é o servidor do seu site. Ela vai abrigar suas mesas, cadeiras, etc. No mundo digital isso seria equivalente as suas páginas, vídeos e fotos.

Já o endereço do seu restaurante no mundo físico, corresponde no mundo digital ao nome do domínio, que é o endereço eletrônico do seu site.

Sua escolha é, portanto, estratégica, porque a maioria de seus clientes potenciais vai falar sobre sua empresa, trocando o seu nome de domínio. Será o mesmo para jornalistas e pessoas influentes que falarão sobre você.  Além da técnica e de todas as otimizações, você precisa se orgulhar do seu nome de domínio!

Link: https://pixabay.com/pt/ipad-comprimido-tecnologia-contato-820272/

 

Anatomia de um nome de domínio

 

Tecnicamente, um nome de domínio é um componente essencial da URL. “URL” significa “Localizador Uniforme de Recursos, em português”, isto é, o endereço onde encontraremos todos os seus recursos: páginas, vídeos, imagens, etc.

Vamos analisar o nome de domínio fictício: www.meusupersite.com

 

O subdomínio

 

O “www” é o que chamamos de subdomínio. Por padrão, vamos usar o “www” para a parte principal do site. Todavia, o “www” não é obrigatório dentro da escolha do domínio.

 

Você também pode optar por criar um blog no seu site. Nesse caso, uma prática mais comum é posicioná-lo no subdomínio, por exemplo: blog.meusupersite.com. “Blog” se tornará um subdomínio do seu site.

 

Nota: Não há absolutamente nenhuma necessidade de subdomínio do seu blog. Você pode ter grandes sites sem nenhum subdomínio, cada tópico estando em “um diretório na raiz”. Para retomar o exemplo anterior, ele forneceria www.meusupersite.com/blog/ ou meusupersite.com/blog/ se você optar por não usar o subdomínio www.

Link: https://pixabay.com/pt/estudante-digita%C3%A7%C3%A3o-teclado-texto-849825/

 

A extensão do nome de domínio

 

Isso corresponde ao seguinte nome de domínio em nosso exemplo: “.com”.

Importante saber: O que é comumente chamado de nome de domínio é necessariamente o domínio e sua extensão. Quando você compra um nome de domínio, paga por cada extensão. Por outro lado, os subdomínios são gratuitos (se você possui o nome de domínio).

 

Dica 1 – Nome composto e traços

 

Simplificar é muitas vezes o mais eficaz. Quando você fala sobre o seu negócio, você simplesmente usa o nome da empresa. A melhor prática é simplesmente comprar o nome de domínio que corresponde ao nome da sua empresa.

E se sua empresa tiver um nome composto? Vamos dar alguns exemplos de nomes de bancos brasileiros que não tiveram que pensar muito sobre seu nome de domínio:

Banco do Brasil: bb.com.br

Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br

Banco do Nordeste: bnb.gov.br

Banco Itaú: Itau.com.br

Que conclusão tirar? A resposta é: Houve uma época em que os profissionais de marketing da Web preferiam separar cada palavra com traços ocultos, tornando mais fácil a entrada dos usuários da Internet. Agora, a tendência se inverteu e os usuários acostumaram a inserir nomes de domínio sem traços.

 

A extensão do nome de domínio

 

Aqui também, a escolha pode ser guiada pelo senso comum. Uma boa prática é escolher a extensão que corresponde ao país que você está segmentando em termos de mercado. De fato, a extensão foi originalmente criada para definir o país de origem do seu site.

Por exemplo, se a sua empresa vende apenas em Portugal, irá escolher um .pt, ao passo que se vender apenas no Brasil, irá escolher um .br.

 

Tempo de registro do nome de domínio

 

Estamos falando sobre a duração do registro porque um nome de domínio nunca é comprado para a vida toda. Alugamos um nome de domínio por um período fixo. O período de registro de um nome de domínio é de 1 ano (mínimo) a 10 anos (duração máxima).

Quanto tempo leva para reservar um nome de domínio? Aqui também devemos deixar o bom senso agir. Bem, de acordo com o seu orçamento!

Se esse nome de domínio for para um site de evento que está destinado a desaparecer dentro de 12 meses, compre-o somente por 12 meses.

Note que se tiver sido um grande sucesso, é melhor evitar abandoná-lo porque ele tem valor. Falamos de “suco” para a notoriedade que ele pode transmitir para outros sites.

 

O tamanho do nome de domínio

 

Quanto mais curto, melhor!

De fato, quanto menor o nome de domínio, maior a probabilidade de ser facilmente lembrado. É verdade que consideramos que não há mais nome de domínio disponível abaixo de 5 caracteres na extensão .com.

OK, mas quantos caracteres para o nome do domínio?

  • Tecnicamente, um nome de domínio (incluindo o subdomínio) pode ter até 255 caracteres
  • É altamente recomendável que você nunca exceda 30 caracteres
  • É melhor ter um nome de domínio com menos de 15 caracteres

Link: https://pixabay.com/pt/trabalho-digita%C3%A7%C3%A3o-computador-731198/

 

Jogos de pronúncia e palavras

 

Seu nome de domínio deve ser fácil de pronunciar em todos os mercados (e idiomas) que você está segmentando. Descubra sobre possíveis jogos de palavras associados ao seu nome, incluindo outros idiomas ou países. Você não deve se deparar com um mau burburinho!

Na mesma linha, evite números, pois as pessoas relutam em escrevê-los quando há misturas entre números e letras.

Da mesma maneira evite símbolos, traços, asteriscos, jogo da velha, ou qualquer outra coisa que não sejam letras no seu nome de domínio, a não ser quando fizer parte do marketing como em 1tipe.com, por exemplo.

 

 

 

PRECISA DE UM DOMÍNIO? REGISTRE AGORA SUA IDEIA

 

 

 

Fontes:

http://www.juicecomunicacao.com/como-escolher-o-nome-de-dominio-ideal-para-meu-site/

https://pplware.sapo.pt/internet/5-dicas-para-escolher-o-dominio-perfeito/

https://blog.redehost.com.br/registro/5-dicas-para-escolher-o-dominio-perfeito.html

COMPARTILHE

publicidade

Guia do Site PRO

Sim! Na minha concepção, existe uma estratégia para o site perfeito.
AMOSTRA
como encontrar o dominio perfeito
0
Sua cesta tem